segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Finalistas do CFDA/Vogue Fashion Fund 2013
Foto retirada de: style.com

Este ano, na 10ª edição do CFDA/Vogue Fashion Fund, os dez finalistas do programa foram anunciados no dia 11 de Julho.

Compostos maioritariamente por homens, os candidatos a vencedores são:
  1. Dao- Yi Chow e Maxwell Osborne, da Public School;
  2. Veronica Miele Beard e Veronica Swanson Beard, da Veronica Beard;
  3. Marc Alary, da Marc Alary;
  4. Tim Coppens;
  5. Todd Snyder;
  6. Misha Nonoo, da Nonoo;
  7. Shimon Ovadia e Ariel Ovadia, da Ovadia&Sons;
  8. Ryan Lobo e Ramon Martin, da Tome;
  9. Juan Carlos Obando;
  10. Commodore Jason Jones, da Parabellum.
Os vencedores serão revelados no próximo dia 11 de Novembro numa Gala em Nova Iorque.

300.000 dólares (aproximadamente 218.000 euros) é o que espera o grande vencedor, enquanto aos dois segundos classificados cabe a quantia de 100.000 dólares. Os três vencedores irão também receber apoio e orientação de grandes nomes da indústria e uma colaboração com a J. Crew, patrocinadora do programa.

Tal como nas edições passadas, os finalistas passaram por todo um processo que auxiliou o júri a escolher os vencedores.

Finalistas CFDA/Vogue Fashion Fund "Runway Show and Dinner"
Foto retirada de: vogue.com
Jantar da Gala CFDA/Vogue Fashion Fund "Runway Show and Dinner"
Foto retirada de: vogue.com

As entrevistas particulares com os membros do comité de selecção, do qual fazem parte Marcus Wainwright e David Neville da Rag & Bone (finalistas da edição de 2006), as visitas aos estúdios dos finalistas, por parte dos júris, e o concurso de design subscrito pela Uniqlo, culminaram no CFDA/Vogue Fashion Fund "Runway Show and Dinner".

O evento ocorreu no Chateau Marmont, onde, no passado dia 24 de Outubro, foram revelados os looks criados pelos designers. "Runway Show and Dinner" contou com a presença de grandes nomes. Lena Dunham, Miranda Kerr, Rosie Huntington-Whiteley, Victoria Beckham, Milla Jovovich, Anna Wintour, entre muitos outros.

Anna Wintour e Bee Shaffer na Gala CFDA/Vogue Fashion Fund "Runway Show and Dinner"
Foto retirada de: vogue.com

Segundo o CEO da CFDA – Council of Fashion Designers of America, Steven Kolb, a expectativa e dúvida está presente em cada edição. Nas palavras do Director Executivo, “todos os anos nos perguntamos: Quem vai participar? Haverá talento suficiente para escolhermos dez deles? Facilmente, encontramos sempre dez”.

Steven Kolb
Foto retirada de: drivethedistrict.com


Vamos conhecer aquela que, de acordo com Kolb, será “a nova onda de sucesso de talento em design de moda”.


Public School

Dao-Yi Chow e Maxwell Osborne 
Foto retirada de: cfda.com

Os designers Maxwell Osborne e Dao-Yi Chow de 31 e 39 anos, respectivamente, fundaram a Public School em 2008 inspirando-se na cidade de Nova Iorque, onde cresceram. A sua estética mistura componentes de streetwear com elementos mais formais e procura encontrar perfeição na imperfeição. Numa tentativa de reinventar uma sportswear para homem, juntam referências de moda, música e arte.

Em 2001, ambos Maxwell e Dao-Yi, desempenharam importantes papéis na construção da marca Sean John, para homem, que ganhou o premio CFDA Menswear Designer of the Year em 2004.

Looks da colecção Outono/Inverno 2013 da Public School

Public School recebeu elogios de grandes publicações na área da moda, como foi o caso da GQ, da revista Details e da revista Esquire. As suas colecções ready-to-wear são vendidas em boutiques de luxo por todo o mundo. Maxwell Osborne e Dao-Yi Chow ganharam ainda, este ano, o CFDA Swarovski Award para menswear.


 Veronica Beard

Veronica Miele e Veronica Swanson
Foto retirada de: zimbio.com

Veronica Miele e Veronica Swanson conheceram-se em 2002 e juntaram forças para criar a Veronica Beard.

Looks da colecção Primavera 2014 da Veronica Beard

A marca apresenta uma estética have-it-all que permite “ir do ginásio até ao escritório, para uma reunião de escola, sentindo-se completa”. O design baseia-se num uniforme ao estilo “capa de super-homem” e as suas peças são vendidas em mais de 100 lojas.

Segundo as designers, o estudo que fazem “do que torna as mulheres memoráveis”, é a essência do que representam.


Marc Alary

Marc Alary
Foto retirada de: vogue.com

De 36 anos de idade e natural de Toulouse, o designer de joalharia tira a sua inspiração dos mais variados elementos. A sua paixão por ópera e literatura russa, tal como o gosto pelo icónico filme de Luchino Visconti, “Il Gatopardo”, de 1963, e pelos estudos de Edweard Muybridge sobre os movimentos-fotográficos do século XIX, servem de musa às suas criações.

Peças de joalharia Marc Alary

Marc Alary que apenas usa metais e pedras preciosos, apesar de, mais recentemente, trabalhar com madeira, lançou-se a solo depois de tratar das jóias para os desfiles de Marc Jacobs.


Tim Coppens

Tim Coppens
Foto retirada de: style.com

Tim Coppens tem 38 anos. Já trabalhou para a Adidas, na Alemanha, como consultor, na Bélgica, e liderou a RLX Division da Ralph Lauren por três anos. Em 2011, debutou, a solo apresentando uma linha com materiais de alta tecnologia e silhuetas alteradas com inspirações nas ruas da Antuérpia, onde costumava passar o seu tempo quando era adolescente.

Looks da colecção Outono 2013 de Tim Coppens

As suas peças são feitas para um homem forte e solitário, que, segundo Coppens, “pode ser silencioso, mas tem muito com que lidar no seu interior e é muito focado”.

Para a sua colecção Primavera 2014, o designer inspirou-se numa pista de Fórmula 1 dos anos 70. Coppens mostrou, também, esta temporada, os seus primeiros looks femininos.


Todd Snyder

Todd Snyder
Foto retirada de: fashionreporters.com

Desenvolveu a sua própria linha após ter trabalhado na Gap, na Ralph Lauren, na J. Crew e, mais recentemente, numa colaboração com a Champion.

Looks da colecção Primavera 2014 de Todd Snyder

Snyder, de 48 anos, joga com um equilíbrio delicado entre a imaginação criativa e o sentido de negócio. Baseia o seu design na ideia do homem americano num país estrangeiro. O designer guia-se pela procura da resposta à questão “Quão longe consigo levar os meus clientes sem os afastar?”.


Nonoo

Misha Nonoo
Foto retirada de: harpersbazaar.com

Misha Nonoo apresentou o seu primeiro desfile em Setembro deste ano. As peças da designer de 27 anos apresentam calças com padrões, inspiradas em Gerhard Richter, e blusas de seda em tons aquamarine e lavanda. Para o seu primeiro desfile contou com os parceiros Albertus Swanepoel, para os chapéus, e Manolo Blahnik, para calçado.


Looks da colecção Primavera/Verão 2014 de Nonoo

Nonoo, enquanto marca, representa a própria designer. Poderíamos vê-la a usar qualquer uma das peças que por si criadas. Com formação na área empresarial, não é surpreendente que a designer se deixe inspirar pelo empreendorismo americano, que considera ser único no mundo.


Ovadia & Sons

Ariel e Shimon Ovadia
Foto retirada de: gq.com

Ariel e Shimon Ovadia, gémeos de 31 anos, optaram por iniciar a sua própria linha, ao invés de seguirem o negócio de família – roupa para crianças.

Inicialmente, os seus objectivos pareciam pouco realistas: “dissemos ao nosso pai que as camisas iriam vender por preços entre os $200 e $300 e ele achou que tínhamos ficado malucos”.


Looks da colecção Outono 2013 de Ovadia&Sons

No entanto, poucos anos mais tarde, os designers foram considerados, pela GQ, entre os Melhores Designers de Roupa Masculina na América, e desenharam a label contemporânea York Street para a J. Press.


Tome

Ryan Lobo e Ramon Martin
Foto retirada de: zimbio.com

Ryan Lobo e Ramon Martin, de 34 anos, conheceram-se há mais de 20 anos e ambos estagiaram na Gaultier e Alberta Ferretti.

Há dois anos criaram a sua marca que apresenta um fitting impecavelmente editado e elegante.

Looks Tome

Georgia O’ Keffe, Ana Mandieta e Pina Bausch fazem parte das mulheres visionárias que inspiraram a dupla de designers que terá, na sua próxima colecção, 21 peças que jogam com uma mistura entre python e tweeds.


Juan Carlos Obando

Juan Carlos Obando
Foto retirada de: style.com

O designer de 36 anos, baseado em Los Angeles, já foi finalista do CFDA/Vogue Fashion Fund, em 2008.

A sua estética centra-se num cocktail dressing sem pretensões que espera inspirar as mulheres a deixar as noções tradicionais de formalidade. Nas suas palavras, Juan Carlos Obando é “uma casa de eveningwear, não de pronto-a-vestir”, e, no que toca à mulher para quem cria os seus designs, a pergunta que se coloca é “qual é a tua história?”, em vez de “quem estás a vestir?”.

Looks de Juan Carlos Obando

As suas roupas são criadas com base no movimento de ancas próprio de uma bailarina. Juan Carlos Obando afirma: Eu faço roupas para dançar”.


Parabellum

Jason Jones
Foto retirada de: vogue.com

Jason Jones cresceu a trabalhar na loja de antiguidades do seu pai, em Los Angeles, e foi aí que tirou grande parte da inspiração para o seu trabalho com joalharia.

O designer de acessórios, de 42 anos, começou a sua linha há 7 anos, em conjunto com o colega Mike Feldmon. O objectivo é, segundo as suas palavras, “trazer um nível de qualidade Bottega”.


Russell Westbrook e Jason Jones com acessórios Parabellum
Foto de: Sebastian King/ vogue.com

As suas peças em couro, incluindo malas e outros produtos, são todas feitas em pele de Bisonte Americano, bastante resistente, e são pintadas com várias camadas de tinta. Os fechos e fivelas, por sua vez, usam técnicas desenvolvidas pela NASA, o que lhes dá um ar mais futurístico.

Falar sobre o que o CFDA/Vogue Fashion Fund desenvolveu, ao longo da sua década de existência, é inútil, quando, segundo as palavras de Anna Wintour“mencionar antigos vencedores como Proenza Schouler, Alexander Wang, Rodarte e Joseph Altuzarra demonstra o quanto o fundo trouxe à moda da América”. Segundo as palavras da Editora-Chefe da Vogue Americana, “os 10 finalistas deste ano têm passos bastante ilustres a seguir”.

Joana Costa

blogger templatesblogger widgets

0 Comentários:

Enviar um comentário